top of page
WhatsApp%2520Image%25202020-09-17%2520at
#FICAADICA: Publicações
c5b4f718-db52-44d3-a0d7-7f6010522649_edited.jpg

“Jogo da Velha Mendeliano”: uma atividade lúdica para o ensino de Genética

.

✳️ O ensino de Genética é um desafio por tratar de mecanismos hereditários que envolvem diversos conceitos, como alelos dominantes e recessivos, fenótipo e genótipo.
.
💡Dessa forma, torna-se necessário o uso de recursos lúdicos que ilustrem essas relações. O jogo da velha Mendeliano contribui para ilustrar a diferenciação das proporções fenotípicas e genotípicas da primeira e segunda lei de Mendel.
.
➡️ O modelo didático utiliza grãos de ervilhas como exemplo, neste caso cor (verde e amarelo) e textura (liso e rugoso). O tabuleiro representando o “Jogo da Velha” é uma forma lúdica de expor o quadro de Punnett, sendo assim, é preciso um tabuleiro para cada lei mendeliana. A atividade foi pensada com cores distintas para gametas e genótipo de F1 no intuito de facilitar a diferenciação entre um e outro.
.
🎯 Como jogar: O professor disponibiliza o genótipo dos progenitores e a relação de dominância sobre as características; os alunos devem dispor no tabuleiro quais gametas podem ser obtidos a partir dos parentais disponibilizados. Logo após o posicionamento dos gametas, preencher com os possíveis genótipos. Nessa etapa pode aparecer dúvidas por parte dos alunos de como preencher o quadro Punnett corretamente, por isso é importante a mediação do professor. Após a correção dos prováveis genótipos, os mesmos devem ser substituídos pelos fenótipos correspondentes. Nesse momento é importante chamar a atenção dos alunos para o significado genético dessa troca, para que não seja apenas um ato mecânico. No termino do preenchimento do jogo com os fenótipos é interessante dar ênfase também nas frequências genotípicas e fenotípicas.
.
✴️ Esse jogo por ser visível e manipulável, possibilita a motivação e contextualização para os alunos assimilarem o conhecimento teórico, auxiliando no processo de ensino aprendizagem. 🥰

Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

bb5f647d-4746-4665-96d4-645cd50c2499_edited.jpg

O sistema ABO em um jogo com cartas: Uma proposta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem

.

✳️ O conteúdo de genética deve ser tratado com bastante atenção, devido a sua complexidade e difícil entendimento pelos alunos.
.
💡Destaca-se um jogo de cartas sobre o sistema ABO que estimula a participação e interação dos discentes. O jogo consiste na junção das cartas de alelos em pares, formando genótipos que respondam as questões das cartas problemas.
.
🎯 Como jogar: O jogo pode ser realizado por até 4 jogadores ou 4 grupos (elege-se um líder por grupo); Distribui-se 12 cartas de resposta para cada jogador/grupo e aquelas que sobrarem permanecem em um monte na mesa; Em outro monte na mesa deverão ficar as questões; Cada aluno/líder joga o dado 🎲 para saber quem irá começar; O aluno que começa tira uma questão e entrega para o seu adversário da direita ler; O adversário lê a questão e o jogador terá que montar com duas cartas um tipo sanguíneo que responde à questão; Caso não tenha cartas suficientes para responder, o aluno “pesca” até duas cartas do monte de cartas de respostas e tenta responder, se errar passa a vez; A pessoa que realizou a questão deverá conferir se a resposta do colega está de acordo com alguma das opções de resposta; Se estiver correto, as cartas do aluno serão colocadas sobre a mesa em um monte chamado “descarte”. Se estiver errada o aluno deverá recolher suas cartas e passar a vez; O próximo aluno a retirar a questão será quem fez a leitura da última questão. Este retira e entrega, da mesma forma, ao adversário da direita para ser lida; Ganha quem primeiro acabar com as cartas.
.
➡️ Acredita-se que este jogo contribui com o trabalho do professor, de forma que ao utilizar o material com seus alunos, eles percebam a necessidade de estudar genética e como ela está presente no seu dia a dia, e ainda, que a vejam de forma menos complexa. 🥰

Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

c6a6a430-d48e-4d4c-bb80-e85a2e6d803e_edited.jpg

Geneticats: Jogo Digital para Ensino de Genética

.

✳️ A Genética é considerada pelos alunos um dos assuntos mais difíceis entre os conteúdos ministrados na disciplina de Biologia no ensino médio. 😔
.
💡Dada essa dificuldade, o jogo digital Geneticats, disponível no Google Play Store aborda esses conceitos, de forma lúdica, a partir de simulações de cruzamentos entre gatos, a fim de atingir objetivos determinados por conceitos que vão sendo introduzidos a cada fase.
.
🎯 Fases do jogo: Fase 1 (Fase de conteúdo): Seu foco é trabalhar dominância e recessividade; Fase 2 (Fase de conteúdo): Seu foco é trabalhar a heterozigose e homozigose; Fase 3 (Fase de conteúdo): Seu foco é a reprodução parcial do experimento de Mendel; Fase 4 (Fase de revisão): A primeira revisão. Seu foco é trabalhar a lógica do jogo e do conteúdo, valendo-se de um acréscimo em sua dificuldade; Fase 5 (Fase de revisão): Incrementa um pouco mais a dificuldade do jogo. Seu foco é o mesmo da fase anterior; Fase 6 (Fase de conteúdo): Retoma o ensino do conteúdo. Seu foco é a codominância; Fase 7 (Fase de revisão): Mais uma fase de revisão. Seu foco é fixar o conteúdo no jogador; Fase 8 (Fase de conteúdo): Prossegue com o ensino. Seu foco é a dominância incompleta; Fase 9 (Fase de revisão): Conceito similar ao apresentado na Fase 7 do jogo; Fase 10 (Fase de conteúdo): Seu foco são os alelos letais; Fase 11 (Fase de revisão): Conceito similar ao apresentado na Fase 7 do jogo; Fase 12 (Fase de revisão): Última fase do jogo, reúne tudo que foi ensinado, no maior nível de dificuldade presente no aplicativo. Seu foco é assegurar o domínio no assunto e testar o conhecimento do usuário em Genética e no jogo.
.
✴️ Aplicativos para smartphones estão cada dia mais presentes em nossas vidas. Nesse contexto, jogos com temática educacional colaboraram com o processo de ensino-aprendizagem, sendo um importante recurso pedagógico. 🥰


Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Proposta de jogo didático: "As descobertas de Mendel"

.

❇️ Atualmente tem-se mostrado uma preocupação de como facilitar o processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula, de modo que o aluno se interesse pelo conteúdo abordado.
.
💡 Nesse sentido, o jogo de tabuleiro intitulado como “AS DESCOBERTAS DE MENDEL”, tem como objetivo de auxiliar na memorização e melhor assimilação do conteúdo da primeira lei de Mendel. 😍
.
🎯 Como jogar? Inicia-se quando o primeiro jogador lançar o dado. Ao andar as primeiras casas o percurso bifurca-se e fica a critério do jogador escolher ir pela direita ou pela esquerda. No percurso do jogo há casas circulares especiais que indicam perguntas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, frases de completar e cruzamentos específicos. Se ao lançar o dado e durante o avanço de casas o jogador se deparar com uma casa circular, ele só poderá avançar o número total de casas estipulado pelo dado se ele responder corretamente a pergunta proposta na casa, caso contrário ele não ganhará pontos e permanecerá na casa até a próxima rodada. Também há dois outros tipos de casas especiais. Casas que possuem um símbolo de estrela que indicam que o jogador deve pegar em um monte uma carta com uma curiosidade e no outro monte uma carta com uma vantagem; e casa que contém uma “carinha” roxa como símbolo, nessa casa há uma curiosidade num monte e uma desvantagem no outro monte. Ganha o jogo quem alcançar o ponto de chegada.
.
✴️ O jogo contribui para maior assimilação e fixação do conteúdo da primeira lei de Mendel, de modo que o aluno consiga reproduzir o assunto assimilado, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. 🥰

​​Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

“Baralho mutante” para o ensino
das alterações cromossômicas
numéricas Aneuploidias

.

❇️ As alterações cromossômicas numéricas são variações observadas em indivíduos em relação ao número diploide padrão da espécie. E são classificadas como aneuploidias.
.
✴️ Os discentes tem dificuldade de assimilarem esses conceitos, sendo necessário o auxílio de metodologias complementares. Nesse sentido, foi desenvolvido o jogo "Baralho mutante".
.
🎯 Como jogar: Os jogadores devem embaralhar as cartas; distribuir 12 cartas para cada um dos jogadores; o restante das cartas deve ficar sobre a mesa, em um monte que será utilizado para compra; O jogador deve observar, dentre as cartas recebidas, quais pares podem ser montados, guiando-se pelo número ou letra que a carta contém, identificando os pares de cromossomos; Apenas os pares completos devem ser baixados e organizados em ordem sobre a mesa, dando início à montagem do cariótipo; Os jogadores devem iniciar a primeira rodada de compra decidindo entre si quem será o primeiro jogador a pegar uma carta do monte; A cada rodada de “compra” o jogador deve observar se pode ser formado um par de cromossomos com a carta que foi comprada. Caso seja formado um par, este deve ser inserido no cariótipo, que está sobre a mesa. Caso não forme um par, o jogador deve escolher uma, dentre suas cartas, para descartar no monte de descarte; Sempre que terminar o monte de compras, o monte de descarte deve ser reciclado tornando-se o monte de compra; O fim do jogo é sinalizado quando 3 jogadores concluírem o cariótipo. O professor deverá solicitar aos jogadores que façam uma análise e descrição do cariótipo montado. Deve-se observar se ocorreu a formação de uma ou mais alterações cromossômicas numéricas.
.
➡️ O jogo favorece a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e assimilação do conteúdo, colaborando no processo de ensino-aprendizagem. 😍

​Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Trabalhando a cariotipagem na sala de aula: análise das principais
cromossomopatias

.

❇️ A cariotipagem é uma técnica citogenética amplamente utilizada para a detecção de cromossomopatias humanas. O desenvolvimento desse método permitiu a identificação de várias síndromes genéticas por meio da observação das alterações numéricas e estruturais dos cromossomos.
.
💡Sensibilizar os estudantes e tornar esse conteúdo acessível ao seu conhecimento, nem sempre é tão fácil quanto parece. Uma forma de aproximar os educandos desse assunto, preconiza-se pela utilização de modelos didáticos.
.
🎯 A nossa dica de hoje é o jogo: Trabalhando a cariotipagem na sala de aula: análise das principais cromossomopatias. Esse jogo propõe a visualização das diferenças e semelhanças entre os cromossomos, com o objetivo de estimular o agrupamento manual para a montagem de um cariótipo humano com e sem alterações cromossômicas.
.
➡️ Os seguintes materiais foram utilizados: Folha com um cariótipo humano de referência; Sistema Internacional de Nomenclatura para Citogenética Humana; Folhas com os cariótipos; Folha com um painel molde para colagem dos cromossomos; Folha para o laudo final; Tesoura; Cola branca; Caneta.
.
✴️ A atividade poderá ser realizada em grupos de, no máximo, quatro pessoas. O professor avaliará cada grupo por meio das respostas no painel de colagem dos cromossomos e no laudo final e adicionalmente, poderá solicitar para que cada grupo faça uma breve apresentação sobre a principal alteração que foi observada no cariótipo montado; Os possíveis fatores na divisão celular que levaram a ocorrência da síndrome diagnosticada.
.
〰️ Conclui-se que por meio da simples associação entre observação visual, corte e colagem, o aluno poderá ter a experiência de participar ativamente na montagem de um cariótipo e discutir conceitos de genética na prática, entendendo a causa molecular de algumas importantes síndromes. 😊

​Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

d2cd095c-c56c-4100-97af-e7a4dc38240a_edited.jpg

Síntese Proteica "O Jogo"

.

✳️ O Dogma Central da Biologia Molecular consiste nos processos de replicação e transcrição do ácido desoxirribonucleico (DNA) e tradução do ácido ribonucleico (RNA).
.
✴️ A maioria dos alunos de ensino médio tem dificuldade em assimilar esse conteúdo, somente através de imagens de livros didáticos, visto que essas figuras não possibilitam uma visão mais concreta das estruturas envolvidas e de como ocorrem tais processos, que se tornam abstratos. 😔
.
💡Para auxiliar no ensino-aprendizagem desse conteúdo, a nossa dica de hoje é o jogo didático “Síntese Proteica - O Jogo" que auxilia na integração desses conceitos, a fim de revisar ou demonstrar de forma lúdica a inter-relação existente entre cada etapa da expressão de um gene, despertar o interesse do aluno e possibilitar a aprendizagem mais concreta do tema. ☺️
.
🎯 O jogo consiste de um tabuleiro. Cada grupo recebe um gene fictício de uma proteína. Em seguida os aluno(s) deve(m) pegar a fita molde respectiva à sua proteína (gene), a partir da qual a fita de RNAm é construída (Transcrição), finalizando com remoção dos íntrons. Na sequência, já devem construir os anti-códons do RNAt correspondentes aos códons do RNAm, para facilitar o processo de tradução. Em seguida, o(s) jogador(es) deve(m) jogar o dado 🎲 para determinar o aluno ou grupo de alunos que iniciará o jogo. Conforme os valores tirados no dado 🎲, o jogador ou o grupo caminha nas casas do tabuleiro, para que possa obter os aminoácidos necessários para a síntese de sua proteína. O grupo, que primeiro finalizar a síntese proteica, ganha o jogo.
.
➡️ Esse jogo permite que os estudantes apresentem uma boa assimilação dos conceitos ensinados durante a atividade, bem como um alto nível de satisfação e de aplicabilidade, colaborando no processo de ensino-aprendizagem. 😍

​Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

O uso de modelagens representativas como estratégia didática no ensino da biologia molecular: entendendo a transcrição do DNA

.

 ✳️ Os ácidos nucléicos são a base da hereditariedade. Embora o DNA seja constantemente apresentado como ícone da ciência, grande parte da população mundial não compreende esse conteúdo científico, e talvez a dificuldade seja decorrente da natureza abstrata deste conceito. 😳
.
💡Com base nestas constatações, faz se necessário, nas metodologias e práticas em biologia, a utilização de modelos didáticos, unindo os aspectos lúdicos aos cognitivos.
.
🎯 Sendo assim, foi estabelecido uma metodologia representativa das estruturas das moléculas de DNA e RNA, e o processo de transcrição. 🧬
.
✴️ Para desenvolver o modelo didático tridimensional do processo de transcrição, foram utilizados borracha EVA, palitos de madeira, isopor, cola quente e massa de modelar.
.
➡️ Os modelos são compostos por 1 molécula de DNA dupla hélice; uma molécula de DNA com as pontes de hidrogênio parcialmente rompidas, representando a ação da RNA polimerase; e uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) produzida a partir de uma fita de DNA molde. Onde a fita de EVA azul corresponde a dupla hélice do DNA. A fita de EVA vermelha denota a molécula de RNA mensageiro. As massas de modelar indicam as bases nitrogenadas. Os palitos de madeira figuram as pontes de hidrogênio.
.
❇️ Esses modelos biológicos com estruturas tridimensionais e coloridas podem ser utilizados como facilitadores do aprendizado, complementando o conteúdo escrito e as figuras planas dos livros-texto. Além do lado visual, o emprego de modelagens representativas possibilita que o estudante manuseie o material, observando-o de vários ângulos, melhorando, assim, sua compreensão sobre o conteúdo abordado. 😍
.
⁉️Desta forma, podemos concluir que o manuseio do material concreto, a confecção e a visualização de modelos didáticos estimulam a participação dos discentes, no processo de ensino-aprendizagem.🥰

Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Jogo Bozó-genético

.

👉 Atualmente, apesar de se ouvir falar muito sobre a molécula de DNA 🧬 em jornais 📰, revistas 📗, noticiários 📻 e programas de TV 📺, da forma como a genética se aplica em nossas vidas, o conhecimento estrutural, funcional e as técnicas de manipulação do DNA, ainda são pouco conhecidos pelos estudantes do ensino médio. 😔
.
✳️ Comumente, os conceitos científicos abordados no ensino de genética, dentre eles os envolvidos no processo de replicação do DNA, são geralmente difíceis de serem entendidos pelos alunos. 😥
.
💡 Diante dessa realidade, foi confeccionado o jogo Bozó-genético, que despertou o interesse dos alunos para o estudo dos conceitos sobre estrutura e funcionamento do processo de replicação do DNA. 🧬
.
🎯 O jogo é composto por cinco dados 🎲, um copo de arremesso e um painel de afirmações, para dois ou duas duplas de participantes.
.
➡️ O objetivo do jogo é fazer com que os participantes tenham a assimilação do conteúdo sobre replicação do DNA e o pareamento dos nucleotídeos, por meio da leitura de afirmações verdadeiras sobre o tema. 😍
.
✴️ Essa ferramenta metodológica apresenta inúmeras vantagens quanto ao seu uso em sala de aula por ser um instrumento lúdico de fácil confecção e de baixo custo, e ao mesmo tempo capaz de promover a interação entre os conceitos científicos expostos em aula de forma criativa e interativa, auxiliando na compreensão do conteúdo teórico e permitindo maior interação pessoal, criando um processo cooperativo de ensino-aprendizagem. 🥰

Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

ficaadicameiose.jpg

Trilha Meiótica: o jogo da meiose e das segregações cromossômica e alélica

.

✳️A meiose é um dos processos biológicos mais importantes, sendo responsável pela formação dos gametas e pela perpetuação das espécies. A separação dos cromossomos homólogos na primeira divisão da meiose é responsável pela segregação alélica, atuando de modo a aumentar a variabilidade genética.
.
✴️Apesar de sua importância, estudos mostram que os discentes estão tendo dificuldade em compreender as segregações cromossômicas e alélicas das fases da meiose.😔
.
💡Nesse cenário, surgiu a ideia de confeccionar um jogo, a “Trilha meiótica”, capaz de aperfeiçoar o aprendizado da meiose e da segregação alélica nas salas de aulas.
.
🎯O jogo proposto consiste em uma série de questões e informações sobre a meiose, ajudando a memorizar suas fases, a segregação dos cromossomos homólogos, e ainda traz a associação da meiose com a segregação alélica. Deverá ser construído na forma de um tabuleiro, separado em várias casas com cores diferentes, bem como por diversas cartas diferenciadas nas mesmas cores do tabuleiro. O objetivo será percorrer a “Trilha Meiótica”, e o vencedor será quem chegar ao final do trajeto primeiro.😍
.
‼️Esse jogo busca, através do lúdico, despertar o interesse dos estudantes pelos temas abordados e dessa forma, melhorar a aprendizagem dos alunos na sua formação básica.🥰

Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

mitose.jpg

A modelização em genética e biologia molecular: ensino de mitose com massa de modelar

.

➡️ Os jogos lúdicos ou educativos 🧩 auxiliam de forma bem eficaz para o alcance de uma melhor compreensão sobre determinados assuntos e conceitos, principalmente, aqueles que não são bem compreendidos nas aulas expositivas. 👩‍🏫
.
✳️ A modelização é um recurso potencialmente empregado em aulas de biologia por facilitar a compreensão de conceitos ‼️ A fim de observarmos a contribuição desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem, a nossa dica de hoje é a utilização de modelos didáticos em aulas de Biologia, com massa de modelar, onde os alunos representam a célula e os cromossomos nas etapas da mitose. 😉
.
🎯 O objetivo do estudo foi desenvolver um método simples, barato e prático para alunos do ensino médio, servindo como base para o estudo da estrutura e do tipo de cromossomo, além dos comportamentos dos cromossomos durante a mitose.
.
✴️ Aplicou-se um pré-teste e um pós-teste para investigar o conhecimento prévio e ainda como o tema foi assimilado pelos discentes, comparando-se o uso da modelização com a aula expositiva.
.
〰️ Para construção do modelo didático, foi utilizado seis barras de massa de modelar de cores diferentes, representando a membrana plasmática, a membrana nuclear, os cromossomos e os centríolos. Também foi utilizado um barbante na cor preto representando as fibras do fuso mitótico.
.
❇️ A construção do modelo didático permite que os estudantes apresentem significativo interesse pelo uso das representações e alcancem uma melhor assimilação do conteúdo, demonstrando que esta prática fornece aos alunos a compreensão dos elementos básicos da mitose, permitindo a criação de relação entre as estruturas que participam deste processo.
.
🔗Acesse o artigo completo disponível em LEIA MAIS ⬇️ 

uno.jpg

Jogo "AminoUNO"

.

❇️A Expressão Gênica engloba uma série de passos que vão desde a síntese de uma molécula de RNA, a partir de uma sequência de bases na molécula de DNA (gene), até a síntese de uma proteína, a partir de uma molécula de RNA mensageiro.
.
✴️Apesar de ser o Dogma Central da Biologia Molecular, grande parte dos alunos de ensino médio não compreendem esse processo e talvez a dificuldade seja decorrente da natureza abstrata desse conceito. 😟
.
💡Para auxiliar no ensino-aprendizagem desse conteúdo, a nossa dica de hoje é o jogo didático "AminoUNO" que foi desenvolvido para ilustrar o processo de síntese de proteínas através da tradução dos nucleotídeos em aminoácidos, bem como a influência da mutação sobre este processo.
.
🏹Somando a isso, o jogo visa a facilitar a compreensão da degeneração do código genético utilizando apenas um baralho, composto por 107 cartas.🀄🃏
.
🎯O objetivo do jogo é fazer com que os participantes entendam que o códon é formado por uma trinca de nucleotídeos e que estes são responsáveis pela codificação de aminoácidos. Além disso, permite que os jogadores percebam que o processo de tradução só inicia com o códon de iniciação e acaba com códons de parada, sendo possível também compreender a degeneração do código genético e a influência de mutações no processo em questão.🤩
.
‼️Esse jogo permite que os estudantes apresentem uma boa assimilação dos conceitos ensinados durante a atividade, bem como um alto nível de satisfação e de aplicabilidade, evidenciando o potencial do jogo AminoUNO como mais uma atividade lúdica ao alcance de educadores e estudantes para colaborar no processo de ensino-aprendizagem.🥰
.
📲 Acesse o artigo completo disponível em LEIA MAIS ⬇️

tentativa.jpg

Jogo "Construindo os Ácidos Nucleicos"

.

📍 A dica de hoje é uma estratégia para auxiliar no ensino-aprendizagem dos ácidos nucleicos, o jogo Construindo os Ácidos Nucleicos. 🧩🧬
.
✳️ Os ácidos nucleicos são macromoléculas responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética entre as células. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA), ambos constituídos pela polimerização de nucleotídeos. 🧬
.
🎯 Esta atividade tem como objetivo auxiliar o aluno na compreensão da estrutura dos ácidos nucleicos, podendo ser ampliada para o estudo da replicação, da transcrição, da tradução e da variabilidade genética. As peças podem ser feitas em papel ou em folhas de Etil Vinil Acetato (E.V.A.). 😉
.
🎲 O jogo permite o entendimento de como o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos de RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada. ☺️
.
💡Para entender mais sobre esse jogo, acesse ao artigo completo disponível em LEIA MAIS ⬇️

dna e rna.jpg

Jogo "Aprendendo mais sobre os Ácidos Nucleicos"

.

📍O #FICAADICA de hoje é sobre uma estratégia didático-pedagógica para o conteúdo “RNA e DNA”.
.
🧩O Jogo “Aprendendo mais sobre os ácidos nucleicos”, tem como objetivo a verificação dos conteúdos pelos alunos 🎯
.
🎲O jogo apresenta os seguintes componentes: 1) Um tabuleiro correspondente ao formato do jogo “Ludo”; 2) quatro peões em cores variadas; 3) um dado; 4) cartas com perguntas e respostas sobre o tema proposto; 5) um leitor para as questões (opcional).
.
Como jogar❓
.
➡️ Cada jogador escolhe um peão identificado por cor diferente ♟️. Os peões serão movidos pelo percurso no sentido horário ⌚. Um dado define o número de casas que serão percorridas pelo jogador, caso acerte a questão proposta 🎲. O colega da direita do jogador retira a carta do monte e lê a questão a ser respondida (inclusive as alternativas), caso seja também competidor 🀄. Após dar a volta no tabuleiro o peão avança pela reta final, de sua própria cor. A chegada ao ponto final só pode ser obtida por um número exato nos dados. Se o jogador tirar mais do que o necessário, ele vai até o fim e volta, tendo que aguardar sua próxima jogada 😉. Vence o jogo aquele que primeiro chegar ao final do percurso do tabuleiro. 🏆
.
🎉Esse jogo é muito legal e permite abordar os conteúdos de forma lúdica, divertida, despertando o interesse dos alunos. Todas as perguntas das cartas estão disponíveis no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️.
.
Vamos aprender brincando? ☺️

WhatsApp Image 2020-12-21 at 09.32.15.jp

Modelo didático para facilitar o ensino sobre a estrutura do DNA

🧬

👉 Nos dias de hoje, apesar de se ouvir falar muito sobre a molécula de DNA 🧬 em jornais 📰, revistas 📗, noticiários 📻 e programas de TV 📺, percebem-se ainda muitas dificuldades por parte dos alunos em assimilar a estrutura do DNA 😥


➡️ Diante disso, para auxiliar no ensino-aprendizagem desse conteúdo, a nossa dica de hoje 💡 é uma atividade de modelagem sobre a estrutura do DNA 🧬 que é uma ferramenta metodológica promissora, no sentido de despertar o interesse dos alunos de forma lúdica. 😉


🔁 A primeira etapa da atividade consistiu na aplicação de um pré-teste 📝. Na segunda etapa acontece a atividade de modelagem 🧬. O modelo didático é constituído por 8 elipses de cor azul representando o grupo fosfato, 8 pentágonos de cor vermelha representando a pentose e 8 retângulos para as bases nitrogenadas (2 adeninas, 2 timinas, 2 guaninas e 2 citosinas). Para unir as peças foram utilizados 32 pedaços de arame e para identificar as estruturas foram feitos os nomes de cada estrutura, impresso em papel grosso e colado no isopor. Os alunos teriam que montar a estrutura unindo as peças com o arame: as bases nitrogenadas devem ser unidas levando em consideração o pareamento correto das bases. Para as ligações de hidrogênio são utilizados: dois arames para as ligações duplas e três arames para as ligações triplas. Após o término da atividade na terceira etapa deve ser aplicado um pós-teste. 🧬


✳ De acordo com os resultados obtidos, os autores constataram que após a montagem do modelo, os alunos conseguiram entender cada parte estrutural dessa molécula, evidenciando a importância de se utilizar o lúdico como meio de promover a aprendizagem mais eficiente do conteúdo. 🙂🙃


⁉️Quer saber mais sobre esse jogo incrível? Acesse ao artigo completo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%20Image%202020-12-01%20at%2011.24_edited.jpg

Atividade prática referente ao assunto Núcleo Celular

🎯

➡️ O #FICAADICA de hoje, é sobre uma prática didático-pedagógica para o conteúdo “Núcleo Celular”.


🔎 A prática de observação das células da mucosa bucal humana é simples e permite conhecer com maior clareza a organização de uma célula eucariótica: membrana, citoplasma e núcleo. 🙂🙃


🎯 O principal objetivo dessa prática é preparar lâminas a partir de uma amostra biológica de células da mucosa bucal a fim de observar o núcleo celular no microscópio óptico.
‼️ Para esse procedimento, é necessário utilizar o microscópio óptico 🔬, além de lâmina, lamínula, luvas, conta- gotas, papel toalha, cotonetes e corante azul de metileno.


〰️ Para descobrir como ocorre o procedimento experimental e ter acesso a mais informações, clique em LEIA MAIS ⬇️

✳️As aulas práticas em laboratório motivam e despertam o interesse dos alunos pela disciplina e é capaz de tornar o conteúdo mais claro.

WhatsApp Image 2020-11-20 at 10.54.55.jp

Organelas - Estruturas Celulares

🤓

👉 Esta animação foi produzida pelo grupo Nucleus Medical Media e resume bem as informações sobre a função de células vegetais e animais, bem como suas estruturas e organelas - conteúdo presente na grade curricular de Biologia do Ensino Médio.

🎥 O vídeo foi extraído do canal do YouTube "Ciência Traduzida" e esta animação ganhou um prêmio Platinum Best of Show Aurora, em 2016 🏆

📍 Confira o vídeo no link disponível, clicando em ASSISTIR ⬇️

WhatsApp Image 2020-11-20 at 10.09.46.jp

Google Expedições - Células Eucarióticas

🦠

〰️ Apresentamos para vocês o aplicativo Google Expedições e, hoje, vamos realizar um tour pelo mundo das células eucarióticas – que deram origem aos mais diversos organismos, como protozoários, fungos, plantas, animais e seres humanos 🦍🐋🐌🕷🦠🌱👥.
.
▶️ Assista ao vídeo desse pequeno tour (é só clicar em ASSISTIR), baixe o app e compartilhe com a gente a sua experiência. 🤳

WhatsApp Image 2020-11-02 at 14.46.59.jp

Bingo das Células

🔎

📍Continuando com as nossas dicas sobre estratégias didáticas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem das organelas celulares, o jogo “Bingo da Célula” permite a mobilização dos conceitos de forma interativa, divertida e com eficiência. 📝


🎯O objetivo do jogo é simples: o aluno precisa completar todas as lacunas presentes no citoplasma e no núcleo da célula e gritar bingo. Em cada jogada, podem participar oito jogadores e um coordenador (para fazer as perguntas e sortear os números).


🔎 Jogos didáticos no formato de bingo aumentam o envolvimento e a interação, evidenciando uma grande aceitação do uso do jogo pelos alunos, bem como, a sua aplicação como instrumento motivador da aprendizagem.


Esse jogo é muito legal e todas perguntas estão disponíveis no artigo. 😉


Vamos aprender brincando? 😁

Acesse ao artigo completo e conheça mais sobre esse jogo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp Image 2020-10-26 at 18.52.37.jp

Baralho das Organelas

🎯

📌 Na disciplina de Biologia, entre os temas apontados como os de menor compreensão por parte dos alunos do Ensino Médio, destaca-se a Citologia – responsável pelo estudo das células, suas estruturas e metabolismo. 

🔹 Para entender as funções das células, é preciso compreender as organelas citoplasmáticas, visto que são elas que mantêm as células vivas. Para tal, o aluno precisa que esse conhecimento esteja claro, pois ele vai utilizá-lo ao longo de todo o seu Ensino Médio. 😉

➡️ Como o educando tem seu interesse influenciado pela forma com que o professor apresenta o conteúdo e pesando na temática que estamos abordando, a nossa dica de hoje é o jogo: Baralho das Organelas. 💡

Esse jogo tem como objetivo formar quintetos de cartas que versam sobre morfologia, funções e metabolismo das organelas celulares. 🎯
.
〰️ De acordo com os resultados obtidos, o jogo demonstrou auxiliar significativamente na compressão do assunto abordado, onde os alunos acharam o jogo interessante e dinâmico, sentindo-se desafiados.

‼️ Não se esqueça: os jogos educativos se destacam como eficientes instrumentos envolventes e estimulantes, promotores de aquisição/reforço de conceitos.    

👉 Acesse ao artigo completo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%20Image%202020-10-14%20at%2015.

Trilha Celular

💡 O #FICAADICA de hoje, é sobre uma estratégia didático-pedagógica para o conteúdo “Tipos celulares – procariotos e eucariotos”.


🧩 O Jogo “Trilha Celular”, tem como objetivo rever os conceitos de célula, seus tipos, diferenças, características e estruturas. 🎯


📌A trilha pode ser elaborada em cartolina, EVA, papel ou demarcada por fitas no chão – importante que a mesma seja grande (para que o aluno possa andar sobre ela) – devendo ser numerada de 1 a 30 (ou de acordo com a quantidade de perguntas que o professor desejar abordar). A forma de desenhar a trilha fica a critério do professor. O mesmo deverá elaborar várias fichas com questões envolvendo o tema proposto. As fichas deverão ser entregues para o mediador do jogo. A medida em que os alunos forem acertando as questões, os mesmos vão avançando nas casas, ou retornando, caso errem as respostas. Vence quem chegar ao final primeiro. 🏁


🟢 As perguntas foram adaptadas por nossa equipe, para abordarmos o tema proposto, e estão disponíveis em LEIA MAIS ⬇️


No link acima, você tem acesso ao artigo completo 👆

O mais legal é que com essa metodologia, podemos abordar vários conteúdos ligados à genética, bem como a outras disciplinas. 🤩

WhatsApp Image 2020-10-01 at 11.45.06.jp

Jogando com os Procariotos

🧫

‼️ A biologia celular ou citologia 🧫 é uma importante área da ciência ⚛️ que estuda as estruturas celulares e suas funções no organismo, seja nas plantas, animais ou nos seres humanos 🦠🌱🐭👥.


O conhecimento sobre as diversas estruturas celulares existentes, bem como a interação entre elas, permite a criação de medicamentos, tratamentos de doenças, melhoramento genético vegetal e animal, dentre outros, levando em consideração o desenvolvimento celular dos seres vivos. 💉🩸🌡️🐄🌴


➡️ Portanto, o estudo da célula é primordial, uma vez que todos os organismos vivos possuem uma ou várias células 😉. Por esse e outros motivos, a citologia é um dos primeiros assuntos a serem abordados no ensino de biologia. 🙂🙃


✳️ Para auxiliar no ensino-aprendizagem desse conteúdo, a nossa dica de hoje é o jogo “Jogando com os Procariotos”, para enfatizar os conceitos e particularidades celulares desses seres vivos – que foram as primeiras formas de vida na Terra. 🎯

Como jogar? ♟️

👉 O jogo é constituído por um tabuleiro (disponível no artigo) e formatado para, no máximo, 5 jogadores ou 5 equipes de jogadores. Após definir a ordem dos jogadores, o primeiro, lança o dado onde será definido o local de seu posicionamento no tabuleiro. De acordo com sua posição o jogador/equipe pode: passar a vez, voltar, responder a pergunta que está no tabuleiro, retirar uma carta para responder (podendo sofre uma penalidade, se errar, ou ser beneficiado, se acertar). Vence o jogador/equipe que ultrapassar a quadragésima casa primeiro. 🧩
De acordo com os resultados obtidos, os autores concluíram que este jogo demonstrou auxiliar significativamente na compressão do assunto abordado, evidenciando a importância de se utilizar o lúdico como meio de promover a aprendizagem. 😊


Quer saber mais sobre esse jogo incrível? Acesse ao artigo completo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%2520Image%25202020-09-26%2520at%252022_edited.jpg

Dicas Didáticas para Ensinar Ciência

👩🔬👨🔬

Você já ouviu falar em Educação Científica? 🤔
.
✳️ A Educação Científica, no contexto educacional, possibilita a relação do aluno com o ensino das ciências, instrumentalizando o sujeito para viver numa sociedade que está mudando constantemente 🔂.


Nessa perspectiva, tende a ser uma oportunidade de contribuir para os avanços cognitivos dos alunos, tornando-os construtores do próprio conhecimento científico 💡.


⁉️Mas como se aprende ciência? Como tornar a ciência interessante para os alunos?


A Escola, junto aos Professores, precisam trabalhar para responder estas questões, garantindo o acesso à prática científica, pois, na maioria das vezes, a mesma é ensinada por meio de aulas teórico-expositivas 😬.


‼️Portanto, o ensino fragmentado nem sempre supre as exigências para a construção do conhecimento e, o diálogo entre as disciplinas, faz com que os alunos percebam o conteúdo com outro olhar, dando mais significado a cada experiência 😌.


Estimular a curiosidade e a construção do conhecimento, aumenta o interesse pelo aprendizado e a facilidade de associar cada conteúdo com a própria realidade, contribuindo com a concretização da aprendizagem. 🥰


✨🧠✨ Pensando nisso, disponibilizamos algumas dicas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos que envolvem a ciência ⚛️ - é só clicar em LEIA MAIS ⬇️.


〰️ Independentemente da atividade proposta, sempre estimule seus alunos a estabelecer relações de causa e efeito, a criar hipóteses, fazer comparações e a interpretar as situações apresentadas para eles. 😉

Faça da sua sala de aula um lugar de pequenos cientistas! 👩‍🔬👨‍🔬

WhatsApp Image 2020-09-11 at 16.21.51.jp

Jogo do DNA

🧬

📍 A dupla hélice do DNA 🧬 tem sido apresentada aos alunos como ícone da ciência, desenvolvimento e modernidade. Porém, por vezes, alguns alunos não compreendem esse conteúdo, apresentando dificuldades decorrentes da forma abstrata como esse conceito, muitas vezes, é abordado nas escolas. 😟


💡 Baseados nestas constatações, universitários do Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE – RJ) elaboraram, durante as aulas de Metodologias e Práticas em Biologia, um jogo que retrata a estrutura da molécula de DNA, objetivando unir os aspectos lúdicos aos cognitivos, a fim de facilitar a construção do conhecimento em torno do tema “Código Genético”. 👩‍🔬👨‍🔬


🧩 O jogo retrata de forma simples e objetiva a estrutura da molécula de DNA, assim como as etapas da duplicação, transcrição, tradução e síntese proteica. É constituído de peças feitas a partir de material emborrachado denominado E.V.A (etil vinil acetato), utilizando diferentes cores e formas, para diferenciar as “peças”. O jogo é apresentado aos alunos, fornecendo somente as informações necessárias para iniciar a montagem da molécula de DNA, a transcrição do RNAm e, por fim, a síntese de proteínas. Os próprios alunos montam as estruturas, baseados em seus conhecimentos prévios, sendo orientados quando necessário. 🎯🙋‍♀️🙋‍♂️


📝 Os resultados da utilização dessa estratégia no ensino-aprendizagem dos alunos, demonstraram que o jogo auxiliou na compreensão da estrutura da molécula de DNA 🧬, corroborando a eficácia do aspecto lúdico associado ao cognitivo, como importante estratégia de ensino. 😉


✳️ Acesse o artigo completo e conheça mais sobre esse jogo, em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%2520Image%25202020-08-28%2520at%252016_edited.jpg

Aula Prática: Extração de DNA Vegetal

Vamos falar sobre desenvolver habilidades? ✨

〰️ O estudante não vai aprender todo o conteúdo que lhe for passado, se não houver um estímulo adequado, não é mesmo?! 😉


Provocar e orientar os estudantes também é papel da escola, sobretudo o de gerar uma capacidade de pensar criativa, original e crítica 🧠💡.


Portanto, os livros didáticos, trabalhos e demais métodos teóricos de ensino são fundamentais, mas não podem aparecer sozinhos. 📚


A aula prática é igualmente necessária para o ensino pleno 🔬🧫🧪. É por meio dela que os alunos são instigados a desenvolverem suas habilidades. ⚙️


Dessa forma, deixá-los colocar a mão na massa é garantir o acesso a uma educação muito mais completa, envolvente, marcante e duradoura. 🙂🙃


🎥 Assista ao vídeo dessa aula prática super simples, sobre extração de DNA vegetal 🧬 que realizamos no LMGV-UENF e que pode ser feita na sua casa. 🏡 É só clicar no link acima 👆


Quer saber mais sobre essa aula prática divertida❓


Acesse o artigo completo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%2520Image%25202020-08-10%2520at%252016_edited.jpg

Que Ervilha sou eu?

.

〰️Continuando com as nossas dicas sobre estratégias didáticas para o auxílio na aprendizagem das Leis de Mendel, o jogo “Que ervilha sou eu?” permite a mobilização dos conceitos da Genética Mendeliana de modo ativo e com eficiência. 🎯


👉Para jogar, é necessário entender as relações de dominância e recessividade dos alelos, as proporções dos diferentes fenótipos na descendência e a relação entre genótipo e fenótipo. 🧬


➡️ A utilização de jogos didáticos como prática de ensino pode ser facilitadora do aprendizado e da compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida. 😉


🧩 Este jogo é muito legal e pode ser realizado em grupo ou individualmente e todas as cartas estão disponíveis no artigo 🙂🙃

Vamos aprender brincando? 😍

➖Para mais informações desse jogo incrível, acesse ao artigo completo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%20Image%202020-08-10%20at%2016.37_edited.jpg

Bingo das Ervilhas

🧩

Olha que ideia bacana para auxiliar na aprendizagem dessas temidas Leis de Mendel, de forma divertida e descontraída, o jogo: “CRUZAMENTOS MENDELIANOS”: O BINGO DAS ERVILHAS 🧩


🎯 Ferreira et al. (2010), criaram um jogo super legal, visando facilitar a compreensão sobre as Leis de Mendel e os respectivos cruzamentos das características da ervilha, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.


➡️ Além do mais, este é um jogo bem simples e de baixo custo, pois TODAS as cartelas estão disponíveis no artigo abaixo, além de explicar de forma simples como jogar. 🙂🙃


Pega essa dica!! 😉


Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

Bingo Celular

📝

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de jogar bingo, então irá se surpreender com essa dica...


〰️Uma estratégia didático-pedagógica bem legal é o jogo: “Bingo Celular”. 📝
🎯Este jogo tem como objetivo ampliar, reforçar e concretizar os conhecimentos sobre os conteúdos que foram previamente abordados, relacionando conceitos às palavras-chaves. 😉


➖As cartelas da imagem foram utilizadas no nosso projeto e confeccionadas com o auxílio do aplicativo online “Bingo Caller’s Card”.


▶️ O mais legal, é que essa ideia pode ser utilizada para abordar qualquer conteúdo de forma interativa, com uma competição bem orientada e saudável. 🎉


👉 No artigo abaixo, você pode encontrar mais ideias de jogos educativos como metodologia diferenciada no ensino de biologia. 📃


Acesse o artigo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%20Image%202020-08-11%20at%2009.05_edited.jpg

Recursos Audiovisuais

💻

Já parou para notar qual a melhor maneira que você têm aprendido? 🤔


▶️ Vez ou outra, quando queremos estudar 📚, criar um conteúdo 💻, fazer um bolo 🍰 ou mesmo pesquisar sobre algo 📱, nos pegamos assistindo vídeos/tutoriais 🎞️ e, só depois, nos apoiamos no que está escrito 📃.


❗A leitura é e sempre será fundamental. Porém, o audiovisual 🎦 (que é também uma forma de leitura) está cada vez mais presente na nossa vida, por possuir uma linguagem simples e, além disso, nesse movimento atual em que estamos vivendo, tem se tornado essencial para a aprendizagem, pois possui um grande potencial de alcance entre os jovens. 🙃🙂


➡️ Uma possibilidade para inserir o audiovisual nas aulas é tornar os estudantes criadores de conteúdo, exercitando a mão na massa e potencializando ações como colaboração, empatia, inventividade e criatividade. 🙋‍♀️🙋‍♂️

#️⃣ Nossa dica para o ensino da genética 🧬 é utilizar como recurso audiovisual o material/documentário “Caminhos da Reportagem – Biotecnologia” 🔬🧬🧪, esse documentário consegue “dar uma cara” para a importância dos estudos de genética nos mais diferentes setores da sociedade. Vale a pena assistir! 😁


Clique em LINKS e assista aos vídeos 👇😉

WhatsApp%2520Image%25202020-08-10%2520at%252015_edited.jpg

Dinâmica "A Caixa"

📦

A dica de hoje é para tornar a aula mais divertida, além de ser o “segredo” para estudantes alcançarem resultados positivos: vamos falar sobre revisão do conteúdo! 😉


❗Fazer uma revisão é essencial. Isso porque, rever o que foi estudado é parte importante do exercício da memória. 🧠


▶️ Portanto, uma forma de aliar uma etapa importante com diversão, é utilizando a Dinâmica “A Caixa”, que tem por objetivo 🎯 facilitar o entrosamento e promover a aproximação entre os alunos, além de fomentar a construção do conhecimento coletivo. 🙃


📌 Como funciona?


-> O/A profess@r 👨‍🏫👩‍🏫 vai precisar de uma caixa de papelão📦, com questões relacionadas ao conteúdo que se deseja rever, escritas em tiras de papel 📄. As questões são colocadas dentro da caixa – importante que estas contenham palavras-chaves, pois auxilia na fixação do conteúdo 😉. O/A instrut@r fica com um apito e a caixa vai passando de mão em mão 👐👐. Quando o apito tocar 🗣, o aluno que estiver com a caixa, pega uma questão, que deverá ser lida para todos os colegas. Todos são convidados a participar para chegarem na resposta correta🙋‍♀️🙋‍♂️. Se os alunos não souberem responder corretamente, o/a profess@r responde, estimulando os alunos a lembrarem do conteúdo. 😊


〰️Seja qual for o modelo escolhido, o mais importante é fazer uma revisão de forma divertida, que atenda seu objetivo de mostrar o que é importante aprender do conteúdo estudado.📝


Confira outra dica de dinâmica para revisão do conteúdo, clicando em LEIA MAIS ⬇️

Obrigado pelo interesse em nosso trabalho publicado. Para qualquer consulta, entre em contato conosco.

©2020 por O Ensino da Genética: Viagem ao Mundo Invisível. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page