top of page
WhatsApp%2520Image%25202020-09-17%2520at%252014_edited.jpg
Você Sabia?: Pesquisa
c09def9a-7a96-422f-8da0-1fba0f0689ab_edited.jpg

Você sabia que a recombinação é o segredo do nosso sucesso? 🤔

➡️ Isso porque durante a reprodução sexuada ocorre o embaralhamento de genes de origem materna e paterna durante a formação dos gametas.
.
✳️ Esse processo leva à diversidade genética entre gametas e descendentes e, portanto, ajuda na adaptação a ambientes novos ou em mudança. Além disso, melhora a eficiência da adaptação a longo prazo, permitindo que a seleção natural atue separadamente em mutações distintas.
.
✴️ Esse embaralhamento é causado tanto por cruzamentos cromossômicos, quanto pela distribuição independente dos cromossomos homólogos, que compreendem o embaralhamento “intracromossômico” e “intercromossômico”, respectivamente.
.
❇️ Os estudos sobre o embaralhamento durante a formação dos nossos gametas é muito importante e é um assunto que gera muita discussão na ciência. Até pouco tempo, estudos sobre a estimativa desse embaralhamento levavam em consideração apenas as informação relacionadas aos cruzamentos cromossômicos, especialmente a distância física ao longo dos eixos dos cromossomos.
.
‼️ No entanto, Veller e colaboradores proporam uma nova medida chamada de parâmetro r, que além de utilizar as medidas tradicionais acrescentou a segregação independente dos cromossomos homólogos da Segunda Lei de Mendel a sua equação.
.
〰️ De acordo com os resultados desses autores o alto nível de embaralhamento que ocorre em humanos tem como fator importante a segregação independente.
.

​​​​Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

3249c50d-2133-48c5-8643-c4af594e32c3_edited.jpg

Você sabia que a doença hemolítica do recém-nascido (HDN) ou eritroblastose fetal é uma doença hemolítica que afeta predominantemente fetos Rh positivos (Rh+) e recém-nascidos de mães Rh negativos (Rh-)? 🤔

❇️ A patogênese da HDN começa com o ataque das hemácias fetais por anticorpos maternos devido à incompatibilidade do sangue materno e fetal com base nos sistemas de antígenos Rh e ABO.
.
✴️ Normalmente, quando o primeiro filho herda o antígeno D paterno, cuja herança tem demonstrado seguir um padrão autossômico dominante, e ocorre um evento que leva à mistura de sangue materno e fetal, a mãe passa a produzir anticorpos anti-D através de um processo referido como aloimunização, pois ela não possui o antígeno D. Imunologicamente, a secreção de anticorpos começa inicialmente com IgM, que não consegue atravessar a barreira placentária, mas é seguida pela troca de isotipos, que produz anticorpos IgG. Os anticorpos IgG podem atravessar a barreira placentária, e o fazem durante a segunda e ou subsequentes gestações, atacando as hemácias fetais e causando hemólise e complicações associadas, como hidropisia fetal e icterícia. No entanto, os anticorpos IgG também podem entrar na circulação fetal através da hemorragia feto-materna.
.
➡️ O diagnóstico exige uma extensa anamnese, exame físico, estudos sorológicos e modalidades de imagem, como ultrassonografia pélvica.
.
✳️ Para prevenir a doença, imunoglobulina intravenosa precoce deve ser administrada a gestantes Rh- que não foram sensibilizadas. Também é vital entender complicações prospectivas, como hiperbilirrubinemia grave, e desenvolver remédios apropriados.
.
〰️ Futuros avanços na tipagem sanguínea e testes genéticos fetais não invasivos ajudarão as mulheres e seus filhos com incompatibilidade de grupos sanguíneos.

​​​​Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

5a103317-d098-4684-b651-33bbec1e6d63_edited.jpg

Você sabia que uma mulher tipificada sorologicamente como grupo O deu à luz a um bebê saudável que tipificou como grupo AB? 🤔

✳️ O teste sorológico demonstrou inicialmente que a mãe era do grupo O, o pai do grupo AB e o bebê do grupo AB. Testes adicionais da amostra materna com anti-A,B demonstraram expressão fraca de A. Testes moleculares de polimorfismo de comprimento de fragmento de restrição de reação em cadeia da polimerase (PCR-RFLP) e sequenciamento de Sanger, revelaram que a amostra materna tinha um alelo ABO*O.01.01 em trans para um alelo A, ABO*AW.29, determinado por sequenciamento gênico. A amostra da criança carregava o mesmo alelo ABO*AW.29 em trans para um alelo B, ABO*B.01.
.
✴️ A genotipagem ABO revelou uma transferase A codificada por ABO*AW.29, com aparente atividade variável. Embora a expressão do antígeno A seja bem conhecida por ser fraca em recém-nascidos, foi robusta nos glóbulos vermelhos (RBCs) do bebê AB e indetectável com anti-A na mãe. A expressão variável de subgrupos fracos pode refletir competição ou aprimoramento por um alelo codominante, bem como a maturação da cadeia de glicano nas células vermelhas, sugerindo que o alelo em trans é um fator importante na determinação da atividade da transferase e pode anular os efeitos relacionados à idade da glicosilação e ramificação de eritrócitos.
.
➡️ Apesar do sistema ABO ser amplamente utilizado e eficiente, alterações genéticas podem afetar a expressão dos antígenos e anticorpos deste sistema. Nesse caso, testes moleculares adicionais mostram que, em um fenômeno raro, a mãe possuía a expressão fraca do alelo A, o mesmo apresentando posição trans. Essa condição materna, no entanto, não foi herdada pelo filho, que possuía expressão normal do alelo A.

.

​​​Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Você sabia que o albinismo é uma doença hereditária autossômica recessiva? 🤔

✳️ O albinismo oculocutâneo (OCA) é uma doença autossômica recessiva causada pela completa ausência ou redução da biossíntese de melanina nos melanócitos.
.
➡️ Essa incapacidade de produzir pigmento causa tez pálida, cabelos brancos ou claros e olhos vermelhos, pois a luz reflete os vasos sanguíneos na retina, ou olhos azul-esverdeados ou castanhos claros, se houver formação de pigmento na íris.
.
✴️ Existem sete tipos de OCA não sindrômicos identificados, destes, o Tipo 1 OCA (OCA1) e Tipo 2 OCA (OCA2) são os mais comuns. O OCA1 é caracterizado pela perda da função da enzima tirosinase, em decorrência de uma mutação no gene TYR. A tirosina é a enzima crítica na biossíntese da eumelanina preta acastanhada e da feomelanina amarela. Indivíduos com OCA1A apresentam TYR não funcional com ausência total de produção de melanina, enquanto indivíduos com OCA1B apresentam alguma função da atividade da tirosinase com produção limitada de melanina. O OCA2 é caracterizado por mutação no gene OCA2, que codifica a proteína P. Suas funções exatas não são totalmente compreendidas, mas a proteína P parece estar envolvida com o transporte de proteínas para os melanossomos, estabilizando o complexo proteico melanossomal e a regulação do pH do melanossoma e/ou metabolismo da glutationa, que são fundamentais para a produção de melanina. Os albinos com o fenótipo OCA2 não possuem eumelanina, mas possuem algum grau de feomelanina, que pode aumentar progressivamente com a idade.
.
❇️ Devido à redução ou ausência de melanina, os albinos são altamente suscetíveis aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta e apresentam risco aumentado de danos actínicos e câncer de pele.

​​Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Você sabia que a única monossomia cromossômica compatível com a vida é a síndrome de Turner? 🤔

✳️ Monossomia é um tipo de aberração cromossômica numérica, na qual está presente apenas um elemento de determinado par cromossômico. Assim sendo, nas células diploides, em vez de dois representantes de cada tipo de cromossomo, no par afetado existe apenas um elemento.
.
✴️ A síndrome de Turner ocorre quando o cromossomo X está completamente ou parcialmente ausente nas mulheres. A constituição cromossômica mais frequente é 45, X (45 cromossomos com falta de um cromossomo X).
.
❇️ A principal característica fenotípica dos pacientes com síndrome de Turner é a baixa estatura, comum a todos os pacientes. Outras características incluem pescoço curto, tórax largo, geno valgo e displasia das unhas. E suas principais manifestações clínicas incluem distúrbios do crescimento, anormalidades do sistema reprodutor, anormalidades cardiovasculares e doenças autoimunes.
.
〰️ Existem vários métodos para diagnosticar a síndrome de Turner, como as tecnologias de sequenciamento de última geração (genomas, exomas inteiros e sequenciamento de painel de genes); Cariótipo; Métodos moleculares (Southern blotting, reação em cadeia da polimerase (PCR), polimorfismo de comprimento de fragmento de restrição (RFLP), genotipagem por PCR fluorescente, genotipagem baseada em GeneScan e PCR em tempo real).
.
➡️ Os tratamentos da síndrome de Turner são terapia de hormônio do crescimento; terapia de estrogênio; tratamento com oximetolona; dentre outros métodos.
.
💠 O diagnóstico oportuno é crucial, para que essa doença possa ser tratada em tempo hábil.

​Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Você sabia que a infertilidade masculina ocupa destaque nos programas de reprodução assistida? 🤔

✳️ A infertilidade masculina pode ser causada por diversas condições. Os fatores genéticos podem ser diretamente responsáveis por alterações cromossômicas numéricas ou estruturais.
.
✴️ A região AZF (fator azoospermia) localizada no braço longo do cromossomo Y humano (Yq11) consiste em três domínios genéticos: fator azoospérmico da região "a" AZFa, fator azoospérmico da região "b" AZFb e fator azoospérmico da região “c” AZFc. Uma vez que a região AZF contém genes essenciais para a espermatogênese adequada, microdeleções na faixa de domínios específicos foram implicadas em deficiências espermatogênicas. Muitos autores consideram não três, mas quatro domínios AZF como associados a distúrbios da espermatogênese. Esta classificação é baseada na observação estrutural que descobriu que AZFb e c se sobrepõem parcialmente. Esta região de sobreposição é agora chamada de fator azoospérmico da região “d” AZFd. A exclusão completa de AZFa leva à azoospermia e à síndrome SCOS somente de células de Sertoli, enquanto as microdeleções em AZFb estão conectadas à azoospermia devido à falha na maturação dos espermatozoides geralmente no estágio de espermatócitos/espermátides. A deleção de AZFc está relacionada a vários possíveis danos seminais. Microdeleções em AZFd levam a uma forma leve de oligozoospermia e morfologia anormal dos espermatozoides.
.
❇️ A triagem de microdeleções AZF está se tornando uma das primeiras etapas no diagnóstico de possíveis causas de problemas reprodutivos masculinos. A análise AZF típica inclui extração de DNA analisado pelo procedimento PCR-multiplex. A detecção de microdeleções de AZF é útil na consulta genética antes da reprodução assistida.

​Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Você sabia que a anemia falciforme é uma doença que se caracteriza por uma alteração no grupo de genes que determinam a produção da molécula de hemoglobina, resultando em alterações morfológicas dos eritrócitos? 🤔

✳️ Na anemia falciforme ocorre uma mutação no cromossomo 11, onde há uma alteração no sexto códon da cadeia beta (β), e a modificação consiste na substituição de duas bases nitrogenadas do DNA, neste caso a adenina pela timina, resultando na hemoglobina S (HbS), que confere às hemácias, uma rigidez característica e o formato de foice. 😳

➡️ A substituição dessas bases durante a formação da hemoglobina S (HbS) afetará o aporte energético de uma pessoa com anemia falciforme, pois após essa troca das bases nitrogenadas, o ácido glutâmico (GAG) ficará convertido em valina (GTG), que é um aminoácido alcalino. Dessa forma, os eritrócitos alteram sua morfologia e função, sendo essa alteração denominada oclusão vascular, que é um processo inflamatório com baixo nível de associação com moléculas de oxigênio e dano tecidual. 😟

✴️ Os sintomas presentes no quadro clínico dos pacientes com anemia falciforme, consiste em dores e crises hemolíticas, úlceras de perna, síndrome torácica aguda, priapismo, acidente vascular cerebral, dentre outros. 😥

💡Existem métodos como as técnicas de hemograma, teste do pé, teste da célula falciforme, teste de solubilidade, focalização isoelétrica, cromatografia líquida de alta performance (HPLC), eletroforese de acetato de celulose alcalina e ágar ácido para diagnosticar a anemia falciforme. Essas técnicas podem ajudar os pacientes a detectar precocemente a doença ou traço falciforme permitindo um tratamento eficaz, o que irá promover uma maior qualidade de vida.

​Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Você sabia que sequências de RNA de íntron ajudam as células de levedura a sobreviver em ambientes escassos de nutrientes? 🤔

➡️ No processo de transcrição, uma RNA polimerase usa uma molécula de DNA como molde para fazer uma fita de RNA complementar. A partir dessa molécula é formado o RNA mensageiro que contêm sequências de íntron e exon. Os íntrons são excisados e degradados por meio de um processo chamado splicing de RNA, durante o qual as sequências de exon restantes são ligadas para formar o RNA mensageiro maduro.

💡Evidências recentes revelaram funções importantes para essas regiões não-codificantes dos genes. A presença de íntrons no genoma de levedura de brotamento promove a sobrevivência das células sob condições de fome. Um conjunto de deleção sistemático de todos os íntrons conhecidos nos genes de levedura de brotamento indica que, na maioria dos casos, as células com uma deleção de íntron são prejudicadas quando os nutrientes são esgotados . Este efeito de íntrons no crescimento não está ligado à expressão do gene hospedeiro e foi reproduzido mesmo quando a tradução do mRNA do hospedeiro foi bloqueada. Análises transcriptômicas e genéticas indicam que íntrons promovem resistência à fome, aumentando a repressão de genes de proteínas ribossômicas que estão a jusante das vias TORC1 e PKA sensíveis a nutrientes.

✳️ Esses estudos geram uma nova apreciação do papel dos íntrons e fornecem evidências convincentes de que os íntrons ajudam a moldar a coleção de RNAs em uma célula de levedura em resposta ao seu ambiente. Será emocionante e importantíssimo descobrir outras condições que revelam papéis adicionais para íntrons estabilizados em leveduras e outros organismos eucarióticos. 😍

Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

site_edited.jpg

Você sabia que a biologia molecular e a genética auxiliam a justiça na investigação criminal por meio da análise de vestígios biológicos, geralmente encontrados na cena do crime, contendo o material genético? 🤔

➡️ Com a análise do DNA 🧬 é possível identificar um indivíduo por meio de amostras de fios de cabelos, sangue, saliva, suor, e outros tipos de vestígios biológicos, com o intuito de indicar suspeitos em uma cena de crime ou até mesmo inocentá-los. 🧐

✳️ Dentre as variadas técnicas utilizadas na perícia criminal, a PCR é uma das técnicas de maior aplicabilidade, pois além de ter baixo custo, permite que várias cópias de uma determinada região do DNA, sejam feitas "in vitro", resultando em análises posteriores. Então, PCR é um procedimento ou técnica da biologia molecular que permite fazer várias cópias da molécula de DNA (amplificação), imitando o processo que acontece "in vivo", dentro do núcleo das células, ou seja, a replicação. 🧬🔬

Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

VOCÊ SABIA SITE.jpg

Você sabia que os cromossomos podem sofrer algumas alterações durante os processos mitóticos e meióticos, resultando em anormalidades cromossômicas? 

➡️ A anormalidade cromossômica clinicamente significativa é a aneuploidia (número anormal de cromossomos devido a um exemplar extra ou inexistente).

✳️ O tipo mais comum de aneuploidia humana viável é a síndrome de Down, ou trissomia do 21, resultante da não-disjunção meiótica, que ocorre quando os cromossomos homólogos não se separam durante a meiose I, ou quando as cromátides irmãs não se separam durante a meiose II do par cromossômico 21.

✴️ A síndrome de Down tem sido relacionada à idade materna, mulheres com idades avançadas estão mais predispostas a gerar uma criança com síndrome de Down do que as mulheres mais jovens. Por outro lado o avanço da idade paterna não foi associado a um aumento no risco dessa síndrome. 😳

〰️ Nas mulheres, espera-se que os efeitos da idade sejam atribuídos à meiose, já que o processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, as ovogônias dividem-se por mitose e transformam-se em ovócitos primários. Esses ovócitos entram em meiose, mas interrompem a divisão logo no início do processo, ainda na prófase I, retomando o processo de divisão celular no início da puberdade. 

❇️ Por essas razões, evidencia-se uma profunda relação entre a idade materna avançada e prole com síndrome de Down, visto que o avanço da idade paterna não foi associado a um aumento no risco dessa trissomia.

Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

mitose2.jpg

Você sabia que há uma teoria que explica o envelhecimento por meio da divisão celular por mitose?

➡️ Todo organismo multicelular possui um tempo limitado de vida e sofre mudanças fisiológicas com o passar do tempo ⏰. Essas mudanças são divididas em fases, sendo a última fase a senescência, ou seja, o envelhecimento. 👴🏼👵🏼
.
💡 Tentando explicar a razão pela qual os indivíduos envelhecem, os cientistas desenvolveram teorias (embora nenhuma delas tenha sido comprovada). 👩🏽‍🔬🧑🏼‍🔬👨🏿‍🔬
.
✳️ Uma das teorias é a “Teoria do Envelhecimento Programado”. Os defensores dessa teoria acreditam que as células do nosso organismo estão geneticamente programadas para morrer após certo número de divisões celulares por mitose. Atingindo esse número, seria então, desencadeado o processo de morte, cujo momento estaria ligado a idade biológica, variando assim entre as diversas espécies. 😳
.
〰️ Estudos indicam que: com o avanço da idade, ocorre uma desregulação das atividades celulares. Tal desregulação contribui para o envelhecimento, levando a morte celular programada. Na medida em que as células morrem, os órgãos começam a apresentar um mau funcionamento e, finalmente, não conseguem manter as funções biológicas para a manutenção da vida. 👼
.
E você, conhece alguma teoria sobre o envelhecimento❓
.
Confira mais teorias no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

protein.jpg

Você sabe o que é proteína?

🗣️ Todos nós já ouvimos falar que para definir o corpo é necessário consumir alimentos ricos em proteínas 🥬🥩🍗🦐🥚🐟🧀🥛
.
❓Mas você sabe o que é proteína? Sabe para que serve ou como ela age no nosso corpo hipertrofiando os músculos? 🤔
.
✳️ As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos através de ligações peptídicas. Embora existam apenas 20 aminoácidos diferentes, esses são capazes de formar milhares de proteínas. A quantidade e a forma como os aminoácidos se dispõe na cadeia polipeptídica determina qual proteína será formada no processo de tradução‼️
.
💡As proteínas são muito conhecidas pelo seu papel primordial no ganho de massa magra, mas elas não se limitam apenas a essa função...
.
➡️ São responsáveis pelo transporte de oxigênio (proteína hemoglobina), pela modulação da imunocompetência (anticorpos) - defendendo o nosso corpo contra agentes patogênicos -, catalisam reações (enzimas), compõe a membrana dos organismos, atuam em transportes de vesículas e também na formação dos hormônio.
.
✴️ Dentre os 20 aminoácidos que formam as proteínas, 9 são indispensáveis para a nossa vida, e como organismos heterotróficos, os adquirimos por meio da alimentação 😋
.
〰️Os aminoácidos leucina, isoleucina e valina fazem parte dos componentes essenciais em nossa dieta e representam um terço de toda a nossa proteína muscular. Além disso, podem atenuar a perda de massa magra durante a redução de massa corporal; favorecer o processo de cicatrização; melhorar o balanço proteico muscular em idosos; e propiciar efeitos benéficos no tratamento de patologias hepáticas e renais 🤩
.
❇️Aliado a Leucina, a insulina - que é um hormônio anabólico, ou seja, proporciona o aumento da síntese proteica - potencializa o sistema de tradução de proteínas, exercendo um efeito permissivo sobre a síntese proteica na presença de aminoácidos.
.

Para aprender mais sobre as proteínas, confira o artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

oie_transparent (38).png

Você sabia que o RNA desempenhou um papel crucial no desenvolvimento inicial da vida?

📍A pergunta “quem nasceu primeiro, o ovo 🥚 ou a galinha 🐓?” não é tão interessante quanto esta: o que surgiu antes, as proteínas ou os ácidos nucleicos (DNA e RNA)? 🤔
.
〰️A descoberta, no início da década de 80, de que moléculas de RNA também podem desempenhar o papel de catalisadores deu uma nova perspectiva à comunidade científica. 🧐
.
➡️ O DNA é o responsável pela síntese de RNA que, por sua vez, é o responsável pela síntese de proteínas e algumas enzimas catalisam a síntese de DNA e RNA. Este fluxo de informação DNA -> RNA -> Proteínas é chamado de Dogma Central da Biologia Molecular. 😉
.
❓Mas quem surgiu primeiro: o DNA, o RNA ou as proteínas❓
.
❌O DNA, por ser uma molécula bastante complexa em estrutura, possui uma baixa probabilidade de ter sido o primeiro a surgir de maneira abiótica. Além disso, o DNA não é capaz de fazer cópias dele mesmo sozinho, precisando da ajuda de RNAs e de proteínas para que a informação nele contida se expresse e seja preservada nas moléculas-filhas. 🧬
.
❌Embora as proteínas se mostrem extremamente versáteis, existe uma grande tendência na comunidade científica em aceitar que o RNA é o mais primordial dos três polímeros ✅. Isto decorre do fato de que RNA pode armazenar informações e catalisar reações, apesar de ainda haver diversas objeções em relação ao mundo do RNA (confira no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️).
.
✳️ Apesar das controversas, cientistas 🧑‍🔬👩‍🔬👨‍🔬 de todo o mundo 🌎 afirmam que o RNA foi o ácido nucleico que deu o pontapé inicial da vida, por ser uma molécula muito versátil.
.
✨O que se sabe é que todas as evidências reunidas até agora revelaram muitas coisas sobre a origem da vida, mas ainda temos muito que aprender 📚. Por causa da enorme quantidade de tempo e das tremendas mudanças que ocorreram desde então, muitas das evidências relevantes para a origem da vida foram perdidas e nós podemos nunca descobrir certos detalhes. 😳

rnai_edited.jpg

Você sabia que o RNAi é uma estratégia usada para induzir resistência de virose em tomates?

➡️ As plantas são mais suscetíveis a infecções virais, que são as que mais afetam a produção e a qualidade dos frutos no início do ciclo da cultura. Essas infecções precoces que acometem os tomateiros 🍅, causam maiores danos e consequentemente mais prejuízos. Um dos vetores de maior relevância no contágio viral dos tomateiros são os insetos sugadores como a mosca branca 🪰 e, por isso, a principal medida de controle viral têm sido os agrotóxicos para eliminar tais insetos 🏴‍☠️. No entanto, os inseticidas contaminam os humanos e o meio ambiente. 😰
.
💡 Pensando nisso, várias estratégias podem ser usadas para melhorar o cultivo de tomates 🍅, entre elas destaca-se como uma ferramenta versátil, no contexto de proteção de plantas, o mecanismo de RNA de interferência (RNAi). Uma estratégia inovadora que reduz as perdas econômicas causadas por vírus de forma específica e eficiente. 😉
.
✳️ Nos seres eucarióticos, o mecanismo de RNAi ocorre naturalmente dentro das células, sendo responsável, por exemplo, pelo controle da expressão de genes de defesa contra infecções virais.
.
✴️ Durante a replicação, vírus de RNA de plantas geram RNAs dupla-fita (dsRNA) como molécula intermediária. Essas moléculas são clivadas por enzimas nucleases que cortam o dsRNA o transformando em siRNAs (RNA menores) de forma que, quando a infecção se estabelece de fato, o complexo RISC (complexo de proteínas que se associam com siRNAs) ataca os RNA mensageiros virais, interferindo em sua replicação.
.
‼️ Além desse exemplo com tomateiro, a técnica de silenciamento gênico por RNAi tem sido aplicada em várias outras espécies vegetais, como, por exemplo, na cultura da cana-de-açúcar para o controle da broca (inseto) e nos algodoeiros, através da aplicação de métodos de transformação genética.

LEIA MAIS
WhatsApp Image 2020-12-09 at 18.07.23.jp

Você sabia que o DNA sofre reparo?

💡Em 1960, o cientista Tomas Lindahl constatou que a molécula de DNA 🧬 era muito suscetível a mudanças e que os danos ao nosso genoma seriam devastadores ao longo dos anos, em uma frequência que impossibilitaria a nossa existência. Por esta razão, os reparos feitos pelas enzimas são indispensáveis para que as moléculas de DNA se mantenham integras. 😉


‼️Os danos podem surgir por fatores endógenos, por meio das interações do DNA 🧬 com moléculas reativas de processos biológicos ou por fatores exógenos como o raio ultravioleta, proveniente do sol. ☀️


➡️ O DNA danificado, pode ser reparado por vários mecanismos como: química reversa, reparo de excisão e reparo de quebras de fita dupla.


〰️ O reparo por excisão de bases foi descoberto por Lindahl ao estudar esse mecanismo em bactérias 🦠. Ele pôde observar que as enzimas removiam citosinas defeituosas do DNA das bactérias, através da enzima glicosilase, responsável pela remoção da base do DNA e de enzimas capazes de remover o nucleotídeo defeituoso. Posteriormente ocorre a restauração da molécula através da enzima DNA polimerase, que insere um novo nucleotídeo, e pela enzima DNA ligase que sela a molécula de DNA. Este processo também ocorre em humanos. 👭👫👬


✳️ Mas, quando os reparos não são possíveis, a célula recorre a morte celular programada (apoptose) e, caso nenhum desses fenômenos ocorram, essas mutações podem gerar doenças genéticas, envelhecimento e até mesmo tumores. 😥

Saiba mais sobre este assunto no artigo disponível em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%20Image%202020-11-20%20at%2010.

Você sabia que nem toda célula eucariótica possui núcleo?

👉 Aprendemos anteriormente que a principal diferença entre células eucarióticas e procarióticas é a presença da carioteca, mas você sabia que existem células eucarióticas que não possuem núcleo? 🤔
.
✳️ As hemácias são as células mais abundantes no nosso sangue 🩸 e são conhecidas por serem anucleadas. Estas possuem a proteína hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio e também pela coloração vermelha do sangue. 🔴
.
➡️ A ausência do núcleo torna as hemácias mais flexíveis, característica esta que as permite atingir os capilares de menor diâmetro - que estão presentes nos alvéolos pulmonares - permitindo que consigam “pegar” o oxigênio proveniente da hematose, isto é, troca gasosa, e irrigar os tecidos e órgão de todo o nosso corpo.
.
✅ Por essa característica as hemácias não possuem capacidade de divisão celular e morrem em aproximadamente 120 dias depois de cair na corrente sanguínea. Após esse período são removidas da circulação e encaminhadas para o fígado onde serão destruídas.
.
〰️ As hemácias não precisam realizar a divisão celular, pois são produzidas constantemente na medula óssea, a partir de um processo conhecido como Eritropoiese, que é regulado pelo hormônio Eritropoetina - no qual é produzido pelos rins nos indivíduos, desde a fase fetal. 😉

WhatsApp%252520Image%2525202020-10-28%252520at%25252014_edited_edited.jpg

Você sabe qual organela celular está envolvida no processo de fotossíntese?

💠 Você com certeza já ouviu falar na fotossíntese e provavelmente sabe que ela tem um papel muito importante nas nossas vidas. Sem as plantas e as algas, nossa existência, seria impossível. 🌳🌷🌴🌹🌱🌻🌾


Mas você sabe qual organela está envolvida nesse processo? 🤔


💡 O cloroplasto é a organela responsável por converter a energia luminosa ☀️ em energia química ⚛️, usando água 💧 e gás carbônico 💨, proveniente da atmosfera 🌎, para a produção de glicose, que serve de alimento para os seres vivos fotossintetizantes 🌱, que liberam oxigênio à atmosfera- fundamental para a nossa respiração e, consequentemente, para a nossa vida. 😉


📍A estrutura dessa organela apresenta uma dupla membrana, sendo a externa altamente permeável e, a interna, mais seletiva. Tais membranas, somadas ao espaço intermembranar formam o envelope do cloroplasto. Além dessas, os cloroplastos contam com outras estruturas denominadas de tilacóides - membranas que formam discos, onde estão presentes a clorofila, que é responsável pela captação luminosa e coloração verde das folhas, entre outros fotossistemas. 🔍


LEIA MAIS
WhatsApp Image 2020-10-23 at 00.11.15.jp

Você sabia que algumas organelas evoluíram a partir da membrana plasmática?

➡️ As células eucarióticas evoluíram de células relativamente simples – as procarióticas 🦠–, que possuíam membrana plasmática, mas não membranas internas.‼️


〰️ Em tais células procarióticas, a membrana plasmática exerce diversas funções, como: bombear íons, síntese de ATP, secreção e síntese de lipídios; funções essas que, nas células eucarióticas, são exercidas pelas organelas – estruturas presentes no citoplasma, responsáveis por uma ou mais funções vitais às células. 🟢


📍 A evolução das membranas internas, nas primeiras células eucarióticas, ocorreu por meio de invaginações e dobramentos da membrana plasmática da célula ancestral, criando organelas e estruturas delimitadas por membranas, tais como o núcleo, complexo de Golgi e o retículo endoplasmático (RE).


🔎 Outras organelas, como as mitocôndrias e os plastídios, evoluíram de bactérias que foram engolfadas por outras células com as quais elas inicialmente viveram em simbiose, diferindo das outras organelas envoltas por membranas pelo fato de conterem seus próprios genomas, dentre outras características (Teoria da Endossimbiose).


📌 A via sugerida para a evolução dos compartimentos intracelulares das células eucarióticas, podem ser descritas em quatro momentos distintos, formando-se:


1️⃣ Núcleo – que passa a se comunicar por meio dos poros nucleares com o citosol;
2️⃣ Organelas envolvidas em vias secretoras e endocíticas – como o RE, aparelho de Golgi, endossomos, lisossomos, vesículas de transporte e os peroxissomos;
3️⃣ Mitocôndrias, e;
4️⃣ Plastídios (somente em plantas).

✳️ Devido ao desenvolvimento das organelas nas células eucarióticas, foi possível o desenvolvimento de organismos mais complexos, como as plantas 🌱, animais 🐃 e seres humanos 🙋‍♀️🙋‍♂️, pois elas garantem o bom funcionamento das células e, consequentemente, de todo o organismo.

Confira o esquema sobre as etapas dessa evolução em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%2520Image%25202020-10-08%2520at%252010_edited.jpg

Você sabia que a apoptose foi preservada durante a evolução celular? 🤔

➡️ A apoptose ou morte celular programada é caracterizada como um conjunto distinto de alterações morfológicas e bioquímicas ⚛️, que ocorrem nas células para manter, nos organismos, os seus sistemas saudáveis e em perfeito funcionamento. 😉


‼️Tal processo é um importante contraponto à divisão celular do tipo mitose, para a regulação do número de células durante o desenvolvimento, para a renovação celular e para a eliminação de células com danos genômicos ou celulares.


✳️ É um evento que ocorre desde os organismos primitivos multicelulares até os vertebrados, o que sugere que o mecanismo molecular que controla este processo foi preservado durante a evolução.


📍Este processo é controlado por genes específicos 🧬, seja como protetores ou como promotores, podendo expressar-se em cinco passos sequenciais e distintos:


👉 na decisão individual da célula viver ou morrer;
👉 na ativação dos mecanismos de morte celular;
👉 na execução do processo de morte celular;
👉 na fagocitose da célula morta;
👉 na degradação da célula morta.


✅ Fato é que este processo é muito importante para o funcionamento do organismo, onde a incapacidade de uma célula em se autodestruir, pode resultar em vários problemas: desde o desenvolvimento de células cancerosas, ao nascimento de bebês com membranas entre os dedos.

LEIA MAIS
WhatsApp%20Image%202020-09-28%20at%2015.

Você sabia que pode haver vida em Vênus?

〰️ Tudo começou quando telescópios 🔭 situados no Chile e no Havaí captaram a existência de moléculas de fosfina nas nuvens quentes de Vênus, o que foi suficiente para gerar especulações sobre a vida extraterrestre. 👽


Mas por que um fósforo ligado a três hidrogênios poderia ser o suficiente para afirmar essa possibilidade? 🤔 A resposta não é tão complexa quanto parece...


📄 Um artigo publicado na Nature Astronomy (Greaves et al., 2020) demonstra que, atualmente, no Planeta Terra 🌎, só conhecemos uma forma natural de se produzir fosfina e esta, é por meio de algumas bactérias anaeróbicas. 🦠


✳️ No entanto, outros planetas 🪐, a exemplo de Júpiter e Saturno, produzem fosfina e esse processo não está vinculado com a existência de seres vivos. Isso porque, conseguimos explicar a presença desse gás por outros fenômenos que não sejam biológicos. 😉


✳️ Porém, em Vênus, ainda não foi possível compreender o verdadeiro motivo, nem relacionar com qualquer coisa que não seja a existência de procariotos anaeróbicos. 😳


👉 A descoberta de vida em Vênus nos ajudaria a compreender melhor as teorias existentes sobre a origem da vida na Terra. 💫


‼️ O fato dos procariotos possuírem um genoma simples e reproduzirem-se rapidamente, faz com que estejam mais suscetíveis a mutações, possibilitando que se adaptem a ambientes extremófilos com maior facilidade, podendo desenvolver-se em ambientes salinos, de alta ou baixa temperatura, em lugares extremamente ácidos ou básicos, em locais com alto nível de radiação e talvez, até mesmo, em Vênus. 

➡️ Se interessou? Acesse ao artigo completo disponível em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp Image 2020-09-22 at 18.51.42.jp

Você sabia que somos cerca de 99% iguais?

💡 Você sabia que dos 3 bilhões de pares de bases do genoma humano, aproximadamente 1% pode ser exclusivo para cada um de nós? 🧬


✳️ Isso significa que embora cerca de 1% ainda seja o que nos torna únicos, somos todos mais semelhantes do que diferentes. 👬👫👭


📍 Estudos sobre o genoma humano são importantes, pois podem explicar a razão pela qual algumas pessoas são mais suscetíveis a certas doenças e por que alguns respondem melhor a determinados tratamentos, por exemplo. 😉

Confira o artigo completo em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%252520Image%2525202020-09-09%252520at%25252015_edited_edited.jpg

Você sabia que humanos compartilham seu DNA com plantas, animais e até microrganismos?

➡️ Desde que o genoma humano 🧍‍♀️🧍  foi sequenciado pela primeira vez em 2003, o campo da genômica comparativa revelou que compartilhamos DNA comum com muitos outros organismos vivos, como plantas, animais e, até mesmo, organismos unicelulares. 🌱🍌🐒🦠


💡 Segundo os cientistas, toda vida em nosso planeta 🌎 possui algumas semelhanças em seus “manuais de instrução”, pois todos os seres vivos têm um ancestral comum - um organismo unicelular que viveu há 3 ou 4 bilhões de anos, conhecido como o último ancestral comum universal (LUCA) 🦠 - e dividiram os mesmos genes antes de serem separados há bilhões de anos. 🧬


📍 O DNA 🧬 dos seres vivos é estruturado com bases nitrogenadas (A, T, G e C). Como elas se repetem e se reorganizam é fundamental para definir os diferentes organismos e espécies. 😉


‼️Devido a evolução biológica - que é a mudança das características hereditárias dos organismos ao longo das gerações, incluindo características anatômicas, fisiológicas, genéticas, comportamentais, etc. – os descendentes do ancestral comum passaram a modificar-se de forma independente e as espécies foram se tornando cada vez mais diferentes. Tais modificações levaram ao surgimento de adaptações e de novas espécies. 🤓


🔎 Muitos desses genes comuns foram conservados através de bilhões de anos de evolução e estudar o que há de comum entre nossos genes e o de outros organismos está nos ajudando a entender melhor o que nos torna exclusivamente humanos. 👫👭👬

Quer saber mais sobre esse assunto? Clique em LEIA MAIS ⬇️

WhatsApp%252520Image%2525202020-09-09%252520at%25252015_edited_edited.jpg

Você sabia que antigamente os alimentos eram muito diferentes dos que conhecemos hoje?

​⚠️ Os alimentos com os quais você está acostumado hoje, nem sempre tiveram a mesma aparência e gosto. 🤔


✳️ Diversos alimentos eram irreconhecíveis em suas versões silvestres, antes de serem cultivadas por seres humanos. 😋


As transformações vêm ocorrendo ao longo dos anos, décadas, séculos, por meio de processos como a domesticação e o melhoramento de plantas. 👩‍🌾👨‍🌾🌿🥑🍌🍉🍓🍑

Confira as imagens de alguns alimentos no LEIA MAIS ⬇️

©2020 por O Ensino da Genética: Viagem ao Mundo Invisível. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page